Empresa de educação bilíngue usa LEGO® Education aumentar a assertividade no recrutamento

A empresa, que já utiliza a tecnologia educacional nas escolas, inova o método tradicional de seleção

Quem está acostumado a ver as peças de LEGO® Education espalhadas pela casa, nas salas de aula pode, agora, encontrar também nas empresas, durante uma entrevista de emprego. Isso porque a forma de recrutar está mudando, dando lugar às novas tecnologias como a gamificação. Relembrar o período nostálgico da infância pode ser tão prazeroso quanto conseguir uma colocação no mercado.

Com o objetivo de avaliar os candidatos na sua essência, eliminando pontos fracos do recrutamento clássico, a International School, empresa focada em oferecer um programa bilíngue para escolas, encontrou uma maneira diferente de aumentar a precisão nas contratações e, naturalmente, reduzir o número de turnover. A empresa tem atualmente mais de 200 funcionários, alocados nas capitais São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, e prevê aumentar a equipe com mais de 70 colaboradores até o fim do ano.

“Um recrutamento bem estruturado e com a ajuda de jogos pode aumentar a assertividade. Nunca teremos 100% de respostas sobre um candidato, mas, observar e interagir com ele em um ambiente agradável, permite informações mais espontâneas, já que vamos muito além das informações contidas apenas no currículo. Consideramos mais os aspectos comportamentais e alinhamento cultural dele com a empresa, do que propriamente as experiências que já teve.”, diz Bruno Veras, diretor da International School

Com a chegada dos millennials, ou geração da internet, a atenção é ainda maior, já que muitas empresas têm revisto seus processos internos para atrair e reter cada vez mais esse público. Para o candidato, o processo fica mais leve e dinâmico, e eles se sentem à vontade, além de diminuir a “pressão” natural de um processo seletivo. “Para nós, avaliadores, que lidamos com essa missão de achar o perfil ideal todos os dias, podemos obter respostas mais sinceras e a avaliação é mais completa também. Conseguimos listar as competências necessárias para as vagas e, ao criar situações inusitadas e desafiadoras, em que o candidato precisa usar essas habilidades técnicas e comportamentais para concluir o desafio, conseguimos avaliar se ele tem as características para a vaga”, pontua Veras.

E ele acrescenta: “Pedimos, em alguns casos, que ele monte um pato usando o Lego®. É muito interessante ver essa construção acontecer, a criatividade, postura e resiliência diante daquele desafio. Além das pessoas se identificarem com o processo seletivo e com a empresa, pode aumentar também o índice de engajamento com a companhia e isso é um ganho para os dois lados”.

Sobre a International School

O programa é baseado nas tendências mais disruptivas da educação moderna. O projeto levou seis anos para ser desenvolvido e começou, em 2015, como uma startup de educação com apenas 500 alunos.

O sistema de ensino ganhou, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio TOP de Educação, na categoria sistema de ensino bilíngue.

Segue os pilares da UNESCO que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A International School é pioneira na utilização de tecnologias educacionais como LEGO® Education e Minecraft Edu, em programa de ensino bilíngue. O programa segue a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, adaptando-se à realidade e à necessidade de cada escola. Além disso, é norteado pela BNCC para o planejamento e desenvolvimento do seu currículo, dentro da carga horária padrão da escola, integrado a outras disciplinas como Artes, Matemática, História, Ciências, Geografia, entre outras. De forma lúdica e inovadora, o programa utiliza games, Minecraft Edu, aplicativos, programação robótica e realidade virtual.

Para saber mais sobre a International School, acesse: http://internationalschool.global

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *