Inovação em saúde = Menopausa tem jeito?

Ansiedade, ganho de peso, ondas de calor, dificuldades para dormir, alterações de humor, dor de cabeça são os sintomas do Climatério: o que você come e a maneira como vive são essenciais para driblar os sintomas dessa danadinha.

 

 

 

 

 

 

 

Atividades físicas são essenciais, procure por uma que você goste e comece aos pouquinhos, afinal ninguém sai de uma vida sedentária e vira atleta no outro dia. Calma, um pouquinho por dia!

Nada melhor para gerar bem-estar do que se exercitar, contribuindo para a liberação da serotonina, e isso serve para todas as fases da vida da mulher.

Caminhar é um bom começo, pode ser no parque, numa rua tranquila e até mesmo no Shopping, desde que você não seja uma compulsiva por compras, mas olhar lojas, ver coisas bonitas, tomar um sorvete ou um café com as amigas só vai lhe fazer bem.

A dieta nesses dias deve se basear em alimentos menos calóricos, ricos em cálcio e boas fontes de gordura e proteína, assim ossos e músculos estarão protegidos.

Tudo bem, mas afinal quais são os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa?

  • Alimentos ricos em fitoestrogênios:

Vocês não vão me ver falando bem da soja, porque infelizmente 93% da soja plantada no Brasil está transgênica, e alimento transgênico está fora do meu cardápio. Mas a Natureza sempre generosa nos dá outras fontes de fitoestrogênicos como inhame, lentilha, grão de bico, amendoim, sementes de linhaça, entre outras.

  • Vitamina A:

Todos os alimentos de cor laranja como cenoura, abóbora, etc

  • Verduras verde escuro ricas em cálcio:

Couve, brócolis, espinafre, rúcula.

  • Alimentos ricos em ômega 3:

Esqueçam o salmão, no Brasil é muito difícil e caro o salmão de verdade, o selvagem; a maioria do salmão servido no Brasil é de cativeiro, que não tem ômega 3, pois sua alimentação é diferente dos seus irmãos originais.

Mas temos a sardinha e a cavalinha que ocupam esse espaço com honra e mérito. Esses alimentos também são ricos em Vitamina D, mas 15 minutos de sol por dia sem protetor solar fazem maravilhas para a absorção do cálcio.

  • Frutas cítricas:

Laranja, limão, tangerina

  • Gorduras boas:

Azeite, óleo de coco

  • Ovos: sempre orgânicos e de galinhas criadas soltas
  • Vitamina E:

Oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas aliviam as ondas de calor. Ah não esqueçam a castanha do Pará com seu selênio que ajudam as funções cerebrais.

  • Carboidratos complexos:

São aqueles digeridos mais lentamente pelo organismo, ideais para quem tem problemas com a glicemia. São mais nutritivos e dão mais sensação de saciedade. Batata doce, mandioca, maçã, grão de bico, massas, arroz e pães integrais.

  • Triptofano:

Essa é a melhor parte, pois essa substância está presente nele- o chocolate 70% cacau – que estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, dando adeus à depressão e ansiedade. Outros alimentos ricos em triptofano são a banana, as sementes de abóbora, queijo, abacate, nozes, canela.

Uma informação bem interessante e que é bem útil para quem quer deixar a menopausa para um pouco mais tarde: a Universidade de Leeds, na Inglaterra, em uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de 914 mulheres entre 40 e 65 anos, descobriu que as que comiam mais peixes e legumes frescos diariamente tiveram a menopausa adiada em até 3 anos que a média das mulheres britânicas (51 anos).

Não sei se vocês perceberam, mas os conselhos para uma menopausa mais tranquila, podem ser utilizados na época da TPM também.

E mais, alimentos saudáveis de preferência orgânicos, o mínimo de industrializados e bastante água fazem bem em qualquer fase da vida e contribuem para uma vida com mais saúde e de quebra ainda preservam o Meio Ambiente.

E um recadinho para aqueles que acham os orgânicos caros, é bom dar uma passadinha na farmácia e conferir o preço dos remédios, ok?

Por Nadia Cozzi – BioCulinária e Desenvolvimento Humano

nadiacozzi.yolasite.com

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *