Ricardo Rangel lança “Uma Nação Sem Noção” na sexta-feira

O empresário, escritor, articulista e colunista Ricardo Rangel lança no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, às 18h30, na Livraria Martins Fontes, o livro “Uma Nação Sem Noção”,  uma coletânea de 50 colunas suas publicadas no primeiro e no segundo caderno de O Globo, quase todas sobre politica mas também sobre cultura, viagem e memória.  Os jornalistas Roberto D’Ávila e Cora Ronai assinam, respectivamente, a apresentação e o prefácio.

.

“Um empresário entra na residência do presidente da República, às 11 horas da noite, fora da agenda oficial, sem se identificar. O presidente recebe o empresário — investigado pela Justiça e a quem o próprio presidente mais tarde descreveria como criminoso — no porão de sua casa. Conversam tranquilamente, como bons amigos”. Rangel sublinha histórias espantosas como esta em seus artigos.

Segundo Cora, “ele escreve o que a maioria de nós, que não somos radicais nem de um lado nem de outro, gostaríamos de dizer. É uma voz ponderada, sem extremismos, sem antolhos ideológicos, ancorada no bom senso e na observação equilibrada de uma realidade que — ela sim — desafia a lógica; uma voz muito necessária num cenário polarizado, onde (verdadeiros) bandidos e (falsos) mocinhos representam os mesmos papéis — e, não raro, o mesmo perigo”. Para Ricardo Rangel, de acordo com a conceituada jornalista, “todos os reis estão igualmente nus”.

O autor foi diretor da Icatu Holding, sócio e diretor da Conspiração Filmes, pela qual produziu inúmeros filmes, programas de TV e comerciais. “Conheci Ricardo Rangel por meio de meu fraterno amigo, o diretor de teatro Flávio Rangel, seu pai…Ricardo tinha uns 16 ou 17 anos. Era, desde muito jovem, leitor voraz, conhecia teatro, cinema e literatura, e, muito inteligente, fazia parte do grupo dos amigos do Flávio. Era um grupo que incluía algumas das cabeças mais privilegiadas do Rio e de São Paulo, gente como os jornalistas Claudio Abramo e Fernando Pedreira (este, tio de Ricardo), que de alguma forma contribuíram para a formação daquele menino que participava das conversas como gente grande”, lembrou D’Ávila, apresentador da Globonews e ex-deputado constituinte.

Serviço:

Evento: Lançamento livro  “Uma Nação Sem Noção”, de Ricardo Rangel

Data: 15 de fevereiro de 2019

Local: Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509)

Horário: 18h30

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *