Chamar a costureira por aplicativo? Isso já existe!

separator
Compartilhar

Quase todo mundo tem em casa roupas para arrumar, à espera de um tempo para levá-las à costureira. Uma startup percebeu esta demanda no mercado e está conectando pessoas através de um aplicativo de costura delivery.

Pelo app SOS Costura, o cliente escolhe o local, dia e horário da visita. O aplicativo conecta o usuário à costureira mais próxima e mais bem avaliada. Ela vai até o cliente para tirar as medidas, cadastra os serviços e deixa agendada a data de entrega das peças, que é feita, em geral, de três a sete dias. O cliente também paga e avalia o serviço pela plataforma.

A startup, que iniciou sua operação em outubro de 2018, tem mais de mil costureiras cadastradas e concentra seus atendimentos em São Paulo, atuando em outras capitais e com planos de expansão para o Brasil.

Para salvar roupas e tempo

O serviço traz comodidade, especialmente nas grandes cidades. A cliente Núbia Mota, head de marketing e novos negócios da Magento Commerce, conta que descobriu o app em uma semana em que precisou conciliar trabalho e preparativos para uma viagem.

“O app traz toda essa praticidade de eu não precisar me locomover, de estar no conforto da minha casa. Posso agendar o horário que for melhor para mim. Consegui pegar várias roupas que estavam paradas há muito tempo, queria levar muitas delas comigo, e consegui arrumar todas”, afirma Núbia.

Além de otimizar a rotina, a solução é uma alternativa para a padronização das peças vendidas no varejo. “Tenho este problema de comprar roupa e ter que fazer barra ou da blusa ficar muito larga mesmo comprando P, principalmente roupas de trabalho, que são pensadas para mulheres mais altas. Eu ficava com um monte de roupas paradas no guarda-roupa porque não tinha tempo de levar para arrumar”, conta.

O aplicativo tem valores tabelados e aplica descontos progressivos. E como o cliente está, geralmente, ao lado do armário durante a visita, acaba consertando mais itens. A partir de cinco serviços, uma barra de calça, por exemplo, custa R$16,90.

SOS para a profissão da costura 

Na versão do app direcionada à costureira, chamada de SOS Costura Empreendedor, a profissional define os dias e horários que estará disponível. “Somos tecnologia para pessoas. Trabalhamos para otimizar a rotina do cliente, dar mais tempo a ele, e impulsionar a progressão de renda da costureira. Ela tem autonomia e faz seus ganhos com a qualidade do seu trabalho”, afirma Luciano Mariani, CEO da startup.

A avaliação da profissional é feita pelo usuário, que qualifica os serviços e o atendimento. Há um ano no aplicativo, a costureira Tânia Fagundes conta que descobriu a plataforma em uma reportagem na TV e achou a ideia ótima. “As pessoas precisam muito de costureira, mas ficam com receio de chamar uma dentro de sua casa. O SOS Costura dá essa segurança.”

Uma das pioneiras no app, a costureira Isabel Pereira conheceu o aplicativo buscando na internet um trabalho para exercer em casa. “Eu estava cuidando da minha mãe, ela estava bem doente. Então, eu achei a SOS Costura. Para mim, foi um presentão.”

Depois dos dois primeiros pedidos, ela já estava adaptada ao que chamou de “desafio digital” e fala que o app trouxe independência. “Hoje, eu trabalho só com costura, não preciso ter outra atividade. Descobrir o aplicativo foi o trampolim para fazer o que eu gosto, eu busquei isso a vida inteira. ”

Para atuar pelo app, a costureira ter deve ter experiência, maquinário e espaço organizado. Isabel destaca as vantagens do aplicativo para a profissão. “Não preciso ir buscar o meu cliente. Não tenho que me preocupar com orçamento, está tudo precificado. A vida está muito prática, e com o app eu me preocupo somente com meu trabalho.”

Tecnologia para novos tempos

“As costureiras seguem os protocolos de higiene e as pessoas preferem evitar locais cheios, provadores apertados e se locomover. O serviço de costura se torna mais fácil, acessível e seguro com o app”, aponta Luciano Mariani, CEO da SOS Costura, que percebeu nos últimos meses um aumento da demanda.

Em tempos nos quais a moda também está sendo repensada, o app também oferece o benefício de colaborar com a sustentabilidade.  cliente Núbia Mota reflete. “Tem muita gente entendendo que não precisa ter muita roupa, que pode reformar. Acho que muito mais do que facilidade, o app traz benefícios agregados. Mais do que nunca, oferece um serviço com propósito de sustentabilidade.”

www.soscostura.com/

www.facebook.com/appsoscostura/

www.instagram.com/appsoscostura/