Como aumentar os resultados sem precisar de mais braços

separator
Compartilhar

Por Millor Machado

A cada dez líderes que converso, 11 argumentam que precisam de mais braços para crescerem.

Isso acontece, porque quando temos um processo razoavelmente estável, a primeira coisa que vem na cabeça é que não há espaço para melhoria e que o único caminho para o crescimento é aumentar o número de funcionários.

Não quero dizer que isto nunca seja necessário, mas de forma geral, trazer mais braços não deveria ser o plano A ou B. Talvez, o plano C ou D.

Então, como aumentar os resultados sem trazer mais braços?

A primeira coisa a entender é que grande parte dos líderes tendem a olhar para o crescimento pensando apenas nas receitas, muitas vezes esquecendo de analisar os custos já existentes.

Uma coisa que aprendi com Beto Sicupira é que custos (não só financeiros, mas também operacionais), são como unha: sempre precisam ser cortados.

Nessa linha, existem perguntas que um bom líder sempre deve se fazer em relação a seus processos atuais:

– O que pode ser eliminado?

– O que pode ser automatizado?

– O que pode ser feito em outro momento?

– O que pode ser delegado para alguém mais júnior?

– O que pode ser terceirizado?

Estas perguntas podem te ajudar a priorizar melhor e gerenciar os seus recursos, de tempo e financeiros, de forma muito mais eficiente.

Com essa melhor gestão dos recursos, você pode realocá-los e conseguir melhores resultados.

Fica então a reflexão: será que você realmente revisou o seu processo para ver se existe espaço para realocação de recursos ou ele segue sendo executado do mesmo jeito?

Será que existe algum dado ou indicador que justifique, sem sombra de dúvidas, que sua equipe está sobrecarregada?

Se você respondeu que sim, ainda assim, é possível seguir alguns passos que podem te ajudar na tomada de decisão.

Uma sugestão é refletir sobre qual processo te consome mais tempo e fazer uma análise de três pilares:

– Qual a necessidade de realizar esta atividade?

– Há possibilidade de alteração no prazo?

– É possível delegar esta tarefa?

Conforme você identifica essas melhorias de processo, vale a pena ensinar a equipe a usar o mesmo método para que todos tenham essa mesma mentalidade de realocação de recursos.

Com essas ideias em mente, vale a pena entendermos que muitas vezes, a crença de que é necessário contratar mais pessoas não é verdadeira.

De todas as vezes que ouço isso, na grande maioria das vezes, existe MUITO espaço para melhoria dos resultados sem precisar necessariamente aumentar a equipe.

Gostou do conteúdo e quer receber dicas diárias sobre liderança e produtividade? Me acompanhe no Instagram @millor.machado.

Millor Machado assina a coluna sobre Liderança e Produtividade, no Inova360, parceiro do portal R7. É CEO e co-fundador do GPS de Gestão e possui uma extensa experiência como executivo e consultor, auxiliando líderes de diversos setores a atingirem melhores resultados. Tem um quadro sobre Liderança e Produtividade no programa de TV Inova360, na Record News.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/millormachado/

Site: www.gpsdegestao.com.br