Como o Lexos ERP ajuda PMEs a venderem mais nos marketplaces

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Por Bruno Lopes Kerber

Quando foi fundada, há mais de dez anos na cidade de São José dos Campos (SP), o Lexos ERP tinha um objetivo muito claro: ajudar pequenas e médias empresas a crescer de forma sustentável e escalável por meio da transformação digital.

Por meio de um software simples e fácil, a Lexos permite gerenciar vendas em múltiplos canais e também ajuda na integração com marketplaces. Ao integrar todos esses canais em um único lugar, a Lexos consegue ajudar a reduzir custos operacionais e aumentar as vendas dos varejistas, por meio de uma solução omnichannel completa.

Aproveite a versão Freemium da Lexos por tempo limitado.

Já são mais de 3 mil frentes de caixa instalados em todo o Brasil usando a Lexos e muitos cases de sucesso foram construídos nos últimos anos. Confira alguns cases de sucesso.

O crescimento da Lexos e de seus clientes reflete a expansão do e-commerce. Em tempos de pandemia, por exemplo, este foi um dos poucos setores da economia que cresceu. Segundo dados do Compre e Confie, o faturamento do comércio eletrônico em abril deste ano foi de R$ 9,4 bilhões, aumento de 81% em relação a 2019.

“Em tempos de COVID-19, nunca a transformação digital foi tão importante”, diz Bruno Kerber, fundador e co-CEO da Lexos. Para Bruno, esta é a oportunidade perfeita para que varejistas acelerem a digitalização de seus negócios e consigam “surfar” a onda e-commerce.

Entre as empresas de e-commerce que registraram maior crescimento de vendas e aumento de consumo estão os marketplaces. O Mercado Livre, por exemplo, ganhou 5 milhões de novos clientes e registrou recorde de 1,4 milhão de pedidos entregues em apenas um dia, de acordo com a Revista Exame.

Entre os itens mais comprados no marketplace, é claro, estão os de saúde e equipamento médico que saltaram 300% e o de bens e alimentos que aumentou 164%, segundo o E-Commerce Brasil.

Desafios de vender nos marketplaces

Os marketplaces são a forma mais fácil e rápida de vender na internet. Plataformas como Mercado Livre, Americanas.com e Amazon já possuem a estrutura completa para qualquer pessoa começar a divulgar e vender produtos e por isso atraem muitos vendedores.

Porém, para superar a concorrência e ter sucesso nestes marketplaces é preciso gerenciar as vendas de forma estratégica e centralizada. Senão, o lojista pode perder o controle sobre suas vendas e acabar tendo problemas com reclamações.

“Ao vender por meio de marketplaces os lojistas precisam ficar atentos aos critérios de classificação de cada plataforma. Esses critérios medem a qualidade das vendas, agilidade de atendimento e a performance do vendedor”, explica Bruno Kerber. “Fatores como velocidade na entrega, comprovação fiscal e número de reclamações influenciam diretamente na reputação e o desempenho das lojas dentro destas plataformas”, completa o executivo.

É aí que o Lexos ERP entra para ajudar. Como o sistema identifica as vendas, emite as notas fiscais e envia as informações direto para o marketplace de forma totalmente automatizada ele reduz consideravelmente os erros operacionais e aumenta a qualidade da venda.

“Ao centralizar toda a gestão de anúncios e pedidos em um único lugar, o varejista consegue ter uma visão 360º da performance de cada venda e ganha muito mais agilidade para tomar decisões ou mudar de estratégia”, explica Bruno.

Case de sucesso

Desde que Kaique Oliveira adotou o Lexos ERP automatizando sua operação de e-commerce e marketplace, sua loja de brinquedo vive como se todas as semanas fossem uma Black Friday, aumentando de 2 mil para 9 mil pedidos por semana.

O “boom” de vendas acontece graças à automação de processos manuais como emissão de nota fiscal, cadastro e integração de vendas com marketplaces como B2W, Mercado Livre e Magazine Luiza.

Agora o tempo para emitir a nota fiscal, imprimir a etiqueta correspondente e lançar os pedidos de algumas lojas caiu de 20 minutos para 2 minutos – uma redução de 90% em seu tempo de expedição.

A otimização fez com que Kaique tivesse mais tempo para fazer uma boa gestão de sua operação online, cuidando melhor do atendimento aos clientes, compras de produto, e principalmente, tempo para definir melhores estratégias do seu negócio, o que resultou um grande crescimento em suas vendas – impulsionado pela quarentena, vale lembrar. Teste a solução agora gratuitamente

Principais Funcionalidades

Backoffice de e-commerce: indicado para varejistas ou empreendedores que possuem operação de vendas online, seja por e-commerce próprio ou vendas nos marketplaces. Com o backoffice Lexos, o vendedor consegue:

– Cadastrar seus produtos nos catálogos de produtos dos marketplaces;

– Criar e gerenciar seus anúncios em diversos marketplaces;

– Controlar estoque, incluindo estoque do fullfilment;

– Criar regra de preço para cada canal, respeitando as regras de comissão de cada um deles;

– Emitir nota fiscal de forma automática, tudo isso numa plataforma online com seus dados em nuvem.

Saiba mais sobre o Backoffice de e-commerce.

ERP omnnichannel: para quem quer experimentar um sistema de ERP omnichannel completo com o melhor custo-benefício. O Lexos ERP omnichannel integra de forma o varejo físico e online de ponta a ponta. Também ajuda a reduzir contratos burocráticos e ineficiência na gestão do estoque, permitindo fazer desde o cadastro do produto, gestão de estoque, vendas, clientes, financeiro e até transferências de estoque entre as lojas. Saiba mais sobre o ERP omnichannel.

Gerenciador de anúncios: perfeito para vendedores do Mercado Livre. Permite criar, alterar ou pausar anúncios em massa ou individualmente, monitorar o valor do frete e escolher a opção de envio mais vantajosa (fulfillment, Mercado Envios, Retire na Loja ou Mercado Envios Flex), além de automatizar o controle de estoque/expedição. Saiba mais sobre o Gerenciador de anúncios.

Versão Grátis

Para facilitar a transformação das pequenas e médias empresas a Lexos está fazendo o pré-lançamento de uma versão grátis de sua plataforma. A versão grátis irá disponibilizar a emissão de 30 notas fiscais por mês com custo zero e com todo módulo de expedição automatizado integrado. Aproveite esta novidade e faça seu cadastro agora.

 

Bruno Lopes Kerber é founder & Co-CEO na Lexos Solução em Tecnologia. O executivo é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing pela Concordia University Canada e especialização em Gestão de Negócios pela MBM Business School.

www.lexos.com.br

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