Estratégias de marketing podem direcionar o negócio em tempos de crise

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Por Carolina Melsan

Ser conservador pode até parecer a escolha segura quando há incerteza sobre quanto tempo a crise vai durar ou quais serão os principais impactos. Porém, precisamos equilibrar a responsabilidade financeira com a necessidade de manter os consumidores informados e envolvidos com a nossa marca. Estudos apontam que, durante tempos de incerteza econômica, deve-se aumentar investimentos em marketing, e não diminuir. É inviável ser pego de surpresa e ficar totalmente atrás dos concorrentes quando a economia acelerar novamente.

Um estudo recente da Associação Americana de Agências de Publicidade aponta que 43% dos consumidores acham reconfortante ouvir as marcas. Além disso, 56% disseram gostar de aprender como as marcas estão ajudando suas comunidades durante a pandemia. Apenas 15% disseram preferir não receber notícias das empresas.

Por isso, o marketing em tempos delicados exige maior sensibilidade ao que está acontecendo na vida das pessoas e flexibilidade para acompanhar mudanças rápidas. O impacto da Covid-19 no comportamento e atitude do consumidor não pode ser subestimado ou desrespeitado. Qualquer dado que você possua há seis semanas – já pode ser considerado desatualizado. É necessário priorizar o monitoramento das mudanças no comportamento do cliente e necessidades de compra enquanto a crise está ocorrendo.

Os especialistas de marketing podem ajudar, agindo como um farol para a compreensão do consumidor. Mesmo que alguns dados estejam prevendo alguma forma de distanciamento social até 2021 é muito tempo para colocar qualquer tipo de investimento em marketing em espera. Outra consideração importante é o fato de que a pandemia terá um efeito a longo prazo sobre a psique e as perspectivas dos consumidores. Independentemente de quanto tempo realmente durar a crise, a Covid-19 mudará para sempre o cenário do consumidor. Depois desse acontecimento, as empresas não poderão voltar a suas antigas estratégias. Personas, conteúdo e até mesmo divulgação do produto precisam evoluir significativamente para as realidades do mundo pós-pandemia.

A conclusão é que dados novos e informações precisas são cada vez mais importantes. Em territórios desconhecidos, confiar apenas nos instintos é muito perigoso. Embora seja importante reconhecer as incertezas e medos em torno dos efeitos da Covid-19, não deixe que essa crise o paralise. Permita que sua equipe compreenda a realidade dos seus clientes e aja com base em informações precisas e fundamentadas.

É a chave para navegar por essa crise.

Carolina Melsan é da área de criação de conteúdo da agência digital Cryah. É paulista, apaixonada por comunicação e está finalizando pós-graduação em Comunicação Digital na PUC (SP).