Os maiores erros na criação de novos produtos

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Por Millor Machado

Antigamente, era muito difícil criar um novo produto. Os desafios logísticos e de produção eram bastante complexos.

Já nos dias de hoje, é muito mais barato, principalmente quando se fala de produtos baseados em informação (software ou infoprodutos como cursos, mentorias, consultorias, etc.).

No entanto, apesar do custo de produção ter caído, existem 2 outras esferas que seguem muito difíceis: a comprovação da demanda e a viabilidade econômica.

Grande parte dos empreendedores colocam todas suas energias na viabilidade técnica e acreditam que “é só construir que as pessoas virão”.

Porém, o motivo de grande parte dos produtos falharem raramente é de engenharia e sim a criação de algo que ninguém quer.

De maneira geral, as maiores dificuldades estão relacionadas com a aceitação do produto pelo mercado.

Ao confiarem demais na existência da demanda, os empreendedores começam a se preocupar prematuramente com a escala e ficam grande parte do tempo construindo o produto antes de colher feedback de clientes reais.

Infelizmente, muitas pessoas subestimam a dificuldade da primeira venda e já querem pensar em dezenas, centenas ou até milhares de vendas antes de terem qualquer tipo de validação real de clientes.

Apesar de nós acharmos nosso bebê lindo, o que geralmente acontece é que o mercado não recebe tão bem assim. Com isso, muito tempo e dinheiro é gasto criando algo que ninguém quer.

Para evitar essas armadilhas, existem dois passos simples que você pode dar.

O primeiro deles é identificar o interesse sobre o tema.

Caso você produza conteúdo gratuito sobre o tema, as pessoas vão se interessar?

O segundo passo é identificar se as pessoas já fazem algo para resolver o problema ou se é somente “fogo de palha”.

Muitas vezes, as pessoas falam que querem uma solução, mas na hora H, não se comprometem de fato em colocá-la em prática.

Lembre-se: muito mais importante do que o cliente fala é como ele age. Ações falam mais alto do que qualquer palavra, por isso, tentar vender o mais cedo o possível é o melhor caminho para entender se de fato os clientes estão comprometidos com o seu produto.

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Millor Machado assina a coluna sobre Liderança e Produtividade, no Inova360, parceiro do portal R7. É CEO e co-fundador do GPS de Gestão e possui uma extensa experiência como executivo e consultor, auxiliando líderes de diversos setores a atingirem melhores resultados. Tem um quadro sobre Liderança e Produtividade no programa de TV Inova360, na Record News.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/millormachado/

Site: www.gpsdegestao.com.br